Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de março de 2014

Lagoa Cejar e Vale da Morte

Essa viagem valeu muito.
Fomos em Janeiro de 2014.
Viagem de 11 dias.

Fomos de Carro em 4 pessoas.

Sexto dia de  viagem:

Aldeia de Tulor



O primeiro passeio do dia foi observar as casas de adobe do povo atacamenho, encontradas em Tulor,  datam de 800 a.C. a 50 d.C. Do mirante construído sobre as ruínas, é possível ver parte dos trabalhos de escavação que foram realizados ali.




A aldeia é formada por uma série de construções em círculos, interconectadas entre si, que hoje se encontram soterradas devido à ação implacável do vento forte, que insiste em esconder um dos sítios arqueológicos mais antigos do norte do Chile.
 A arquitetura ali apresenta semelhanças entre as sociedades pré-colombianas dos Andes.

Na sequência todos ansiosos para o banho no Mar Morto atacamenho:   Lagoa Cejar 

O banho não é permitido na lagoa principal, e sim nas duas outras formações menores nas proximidades.  A concentração de sal nestas lagoas é tão grande que os corpos não afundam. Quem entra ali flutua como no Mar Morto. Simplesmente fantástico.

A princípio fiquei com receio de entrar na água, pelos seus 20 metros de profundidade, e eu nado muito bem kkkk, mas realmente não afunda. 



( Olha só as beduínas se divertindo kkkkk)


Não esqueça do protetor solar, chinelos ( pois a superfície salina pode machucar os pés) e biquini, é como se fosse uma praia...
Pessoas passam horas por ali, guarda sol por todos os lados.





Em meio à paisagem seca, variando entre as cores bege e marrom, aparece a lagoa Cejar azulada e de margens brancas, formadas por camadas grossas de sal cristalizado.












Neste mesmo dia após esse relaxante banho, fomos até o Vale da Morte


Eis que surge a dúvida? Conseguiríamos nós pobres beduínas passar com nosso carro nas ruínas e buracos do Vale da Morte ?  kkkkkkk

Desci do carro e fui observar mais de perto, pois o lugar não tem orientação, assim como os outros lugares na entrada. Também não é necessário pagar para realizar o passeio.





Nos deparamos com um terreno arenoso e montanhoso, e admiráveis esculturas naturais.





Com rara presença de vida, motivo pelo qual leva o nome de Vale da Morte, serve para a prática de sandboard e é disputada pelos turistas para ver o pôr-do-sol do alto de suas dunas. 






Mesmo não praticando o esporte, resolvi escalar a duna, que cansaço !













Com cerca de 2 km de extensão, fica no caminho para o Vale da Lua, próximo à cidade de San Pedro de Atacama, a 4 km do centro.



         ( Sandra, Érica, Valquíria e Sílvia )

Conseguimos passar com o carro e fomos até o fim, passeio maravilhoso com paisagens belíssimas registradas pelas Beduínas do Asfalto.























Continuem acompanhando nossa viagem !
Veja nossa próxima postagem:
http://beduinasdoasfalto.blogspot.com.br/2014/03/geiseres-el-tatio-e-vale-da-lua.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário