Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de junho de 2021

Caverna do Milodon - Patagônia Chilena - e tour pelo Parque Nacional Torres Del Paine

 O Monumento Natural Cueva del Milodón é um monumento natural localizado na Patagônia chilena, 24 km a noroeste de Puerto Natales e 270 km ao norte de Punta Arenas. O monumento está situado ao longo dos flancos do Cerro Benitez. Compreende várias cavernas e uma formação rochosa chamada Silla del Diablo.

Muitos acham que não há nada interessante para essa parada...mas a história e o fato de conhecer algo diferente...é válido... É lógico que quando você se acostuma a ver paisagens deslumbrantes como havíamos visto, fica difícil, mas não faça com parações...Viva o novo!


Érica, Silvia, Val e Sandra


E cá estamos nós novamente para mais um dia de aventura pelo Parque Torres Del Paine!



Neste dia contratamos o passeio até Torres Del Paine...um tour guiado ...passeio do dia todo feito com veículo que nos leva por várias paisagens dentro do Parque! ( Lembrando que no dia anterior tínhamos feito a longa Caminhada até as Torres Del Paine...caminhada de um dia 21km...levamos uma 12h.)

Então nesse dia o passeio guiado com veículo por dentro do parque nos daria um certo conforto. 

Somente apreciaríamos a beleza ... sem preocupação com horas... transporte ...enfim...




Lugar mágico para apreciar e lanchar!



Mais uma pausa para fotos!



E foi assim o trajeto todo!
Imperdível!
Magnífico!

 " Patagônia chilena um dos destinos turísticos mais fascinantes da América do Sul.

Impressionante natureza selvagem.


 Cerca de 110 quilômetros ao norte de Puerto Natales localiza-se o que é provavelmente o mais belo parque chileno, Torres del Paine

Tudo gira em torno de uma imensa massa de montanhas que pode ser informalmente dividida em duas partes. De um lado, ‘Los Cuernos’ e seu incrível balé de formas e superfícies estratificadas.

 A nordeste, as famosas torres de granito que fazem a felicidade de escaladores de todo o mundo. 

Toda a cordilheira foi formada ao longo das últimas eras glaciais, esculpindo uma cadeia de picos independente dos Andes. 

Em seu entorno encontram-se geleiras dramáticas, como a Grey, e lagos de degelo com águas em matizes de azul, verde e cinza. Seu aspecto leitoso vem da volumosa carga de minerais que vem sendo arrancada das encostas pelas gigantescas línguas de gelo a dezenas de milhares de anos. 

Lagos como Sarmiento, del Toro, Pehoé, Nordenskjod e Grey são frequentemente fustigados por violentas rajadas de vento, formando indescritíveis danças de spray d’água. 

O barulho das cascatas, como o Salto Grande, formam uma combinação perfeita com o onipresente zumbido do ar. Entremeando essas formações também estão vales, pradarias de vegetação baixa, repleta de plantas como o valente ñire, e florestas andinas, por onde passeam bandos de guanacos, pica-paus, raposas, ñandus – um tipo de ema, condores, veados e pumas, os mais difíceis de se avistar." 

( fonte...viagem e turismo Abril )


As imagens que ficam na memória e nos olhos são indescritíveis em palavras ou fotos!

Por @ericamassarenti


quinta-feira, 6 de maio de 2021

Torres Del Paine - Primeiro dia - Caminhada de 21km.

Fizemos nosso ponto de apoio em Puerto Natales...para visitar Torres Del Paine!

Você quer desafio? Vem comigo!

Depois de vencer o Fitz Roy em El Chalten eu já estava feliz da vida...( esse passeio você encontra aqui no blog também ) e se conseguisse caminhar mais 21 km e chegar na base da Torres Del Paine... Meus Deuses seria demais...

E foi!

Descrição

O Parque Nacional Torres del Paine, localizado na região da Patagônia, no Chile, é conhecido por suas grandes montanhas, por icebergs de cor azul brilhante que se desprendem de geleiras e pelos pampas dourados (pradarias) que abrigam animais selvagens raros, como os guanacos parecidos com lhamas. Alguns de seus locais mais bonitos são as 3 torres de granito que deram origem ao nome do parque e os picos em formato de chifre chamados Cuernos del Paine.

Vista próxima a chegada ao parque!
Ao fundo as Torres Del Paine.


Saímos de Puerto Natales no primeiro horário do ônibus até Torres Del Paine, pois sabíamos que a caminhada seria longa e se chegássemos muito tarde ao parque não conseguiríamos realizá - lá! No dia anterior deixamos os lanches preparados.

A caminhada é totalmente auto guiada...com placas e muitas pessoas realizando...não é necessário um guia...

Existe a opção de ficar hospedados dentro do Parque...mas como fomos em altíssima temporada, os valores eram muito altos e as vagas muito concorridas...

Quando fomos montar a viagem já não havia mais disponibilidade... Se optar ficar dentro do Parque...reserve com muita antecedência....
No Booking reservamos todas nossas estadias...



Eu e a Sandra preparada 
e animadas para começar a aventura

Enfim...O ponto de partida para as Torres Del Paine é bem onde está o Hotel Las Torres ... Ali onde tudo começa, o caminho é lindo...fácil...lá longe você vê as imponentes Torres Del Paine...mas não se engane...muitas subidas, descidas...e muitas pedras...no caminho encontrarão...

Silvia e Valquiria...
amigas de aventura que sempre nos acompanha!


Logo na sequencia uma subida ingreme... Ufa... Muito Ingreme e paisagens lindíssimas...
Um caminho ondulado...otimo trajeto para aliviar... e apreciar a altura...caminhos estreitos... da até um pouquinho de medo...


        
                                                   

Assim você  chega ao Refúgio Chileno! 



Pausa para descansar, fazer um lanche (com a comida que levamos) e ir ao último banheiro de verdade da região. Pausa rápida em média  20  minutos e estávamos de volta à trilha, pois o caminho ainda era longo e tudo deve ser bem calculado.

Já que não estávamos hospedado dentro do Parque ... não podíamos perder o último ônibus para Puerto Natales onde ficava nosso hotel.

Na sequência você caminha por um lindo bosque...por um bom tempo...fotos...alegria...que trajeto legal...tranquilo...



Já se avista pessoas voltando e todos com quem conversa diz que ainda tá longe mas é lindo... O bosque vai ficando para tras e logo na saida do bosque ... Meu Deus...inacreditável...um emaranhado de pedras... o pesado estava por vir...




Você ve tudo aquilo e você se sente minúscula diante da imensidão...


Sandra Gava...companheira para todas as horas


Você se pergunta " O que estou fazendo aqui...? É tudo tão lindo...você faz uma reflexão...que não dá para traduzir...você chora...você ri...de alegria ... de desespero...de vontade... de coragem...é um caminho...



Fazer caminhadas longas como essa é um caminho...sem volta né...morro de vontade de fazer outros...mais vezes... mais...e mais...
O último 1 km realmente deve levar mais de uma hora para quem, assim como eu,  não tem os joelhos 100%, mas com calma entre as pedras...já quase sem trilha... cheguei lá...

Meu Deus...que vista...que fantástico...
Faria tudo de novo? SIM...SEM DÚVIDA.....


Descabelada e feliz!

Pés doendo...joelho doendo...mas isso não é nada diante da vida e dessa imensidão...

Lá sentei para apreciar e fazer meu lanche...Como minha mente viajou e até agora escrevendo esse texto viaja - estou chorando de novo - como é bom estar viva!





Hora de voltar...pensei..."Nossa! Tudo isso de novo? " O bom é que era mais descida...

O coração cheio de alegria e pernas na trilha...agora a luta era contra o tempo para não perder o transporte final...

Chegamos no ponto final com 15 min...de antecendência...

Use boot velho e confortável...não fiz uma bolha nos pés...havia treinado com ele umas caminhadas em minha cidade...

Já a Sandra Gava com o tempo, depois que chegou da viagem, após alguns meses perdeu todas as unnhas do pé...usou uma botina muito apertadinha no trajeto.

Recomendo a todos... Torres Del Paine.

No Meio do Caminho
Carlos Drummond

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra

( Eu as superei e cheguei no topo ) Uhuuuuuuu

Essa viagem ocorreu em 
Janeiro de 2018

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Chegada em Puerto Natales - Chile ! Ponto de apoio para Torres Del Paine

 Nessa viagem onde visitamos várias partes da Patagônia Argentina e Chilena...Fizemos de Puerto Natales nosso ponto de apoio para visitar Torres Del Paine... ( Chile ).

Quem está nos acompanhando viu que saímos de Calafate,  depois de já termos conhecidos as geleiras...e El Chalten... Fitz Roy ( Argentina ) ... Fomos de ônibus,  até Puerto Natales   ( Chile ). 

A passagem você compra super fácil na rodoviária de El Calafate...

Vale muito a pena ...assim que chegar em El Calafate...já comprar sua passagem para Puerto Natales...



Caminho ...todo florido até Puerto Natales


Essa cor amarelada são forrações cheias de flores minúsculas...


Parece até uma pintura...




 ( Lembrando que Calafate foi nossa cidade âncora... onde nosso voo chegou , de lá fomos para El Chaltén) voltamos, fomos para  ( Puerto Natales ), voltamos... e de onde fomos depois para Ushuaia...   ( Do Ushuaia para o Porto Iguaçu Arg.  e Foz do Iguaçu ) Nossa terra!

Pegamos um ônibus pela manhã...a estrada é maravilhosa...paisagem deslumbrante...pequenas margaridinhas brancas com miolos amarelos nos acompanharam durante todo o trajeto... Uma média de 275km a viagem...torna - se um pouco demorada também por causa dos trâmites na entrada do Chile!


As empresas de ônibus que fazem esse trajeto sãoBus SurTurismo Zaahj e Cootra.

 

DIAS E HORÁRIOS:

As três empresas realizam esse trajeto entre El Calafate e Puerto Natales em dias específicos da semana, lembre-se dessa informação ao montar seu roteiro!

  • Bus Sur

4ªF, 6ªF e Domingo – partida às 8h

 

  • Turismo Zaahj

Setembro e Outubro: 3ªF, 5ªF e Sábado – partida às 8h

Novembro em diante:

3ªF, 5ªF e Sábado – partida às 8h

2ªF, 4ªF e Domingo- partida às 16:30h

 

  • Cootra

Saídas diárias – partida às 7:30h

Reservamos nossa hospedagem pelo Booking... Assim que chegamos em Puerto Natales... já na rodoviária fizemos o cambio da moeda... pegamos um táxi...largamos nossas bagagens no hotel e já fomos explorar a cidade...nessa caminhada já achamos a agência que nos levaria aos passeios em Torres Del Paine no dia seguinte...e encontramos um restaurante para matar e fome que era grande.




A cidade é super pequena e super tranquila...uma boa caminhada e já localiza tudo o que precisa...



Costaneira...monumento ao Vento...


Uma caminhada pela Costaneira é muito interessante, lá ficam vários monumentos...aproveite e aprecie...


Dica: Escolhemos ficar em Puerto Natales por ser muito próxima a Torres Del Paine e ser a opção mais econômica de hospedagem já que para ficar dentro do Parque os valores são bem mais altos...


Essa viagem pela Patagônia aconteceu em janeiro de 2018.

Acompanhe as dicas de Torres Del Paine e outras dicas no blog.

http://beduinasdoasfalto.blogspot.com/2021/04/cerro-fitz-roy-patagonia-otima-pedida.html

http://beduinasdoasfalto.blogspot.com/2018/06/primeiro-dia-em-el-chalten-morro-de-los.html

Inicio da aventura

http://beduinasdoasfalto.blogspot.com/2018/01/e-por-falar-em-patagonia-foz-do-iguacu.html

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Cerro Fitz Roy - Patagônia - Ótima pedida para caminhada e reflexão !

 Quando saí de casa disse " Se eu conseguir subir um morro daqueles já estarei feliz "


Estamos em El Chaltén, capital nacional do Trekking na Patagônia Argentina...

Nesse pequeno povoado pessoas do mundo inteiro vem em busca de aventura... são várias caminhadas... e hoje nosso desafio é o Fitz Roy...


Optamos em fazer o passeio sozinhas...eu e mais 3 amigas...


Eu ( Érica mais ao fundo )
toca vermelha Silvia,
ao seu lado Valquiria
do meu lado Sandra

Bem cedinho já estávamos no portal de entrada, a trilha é bem demarcada e como sempre tem muitas pessoas circulando por alí, é super fácil fazer todo o trajeto no seu tempo sem precisar de um guia.

Prepare - se são 12 kg de ida e 12 de volta...de tirar o folego em todos os sentidos...

Leve uma garrafinha de água e não se preocupe se acabar...a água que desce das geleiras são potáveis...você pode tomar o tempo todo e geladinha ainda.

De início uma subidinha um pouco desanimadora, mas depois a caminhada fica mais leve em meio a vales, bosques, lagoas..."é como se eu estivesse caminhando agora..." que espetáculo!

ainda na empolgação


Durante a caminhada você vai vendo lá longe o espetáculo Fitz Roy com seu cume cheio de neve...

Desfrute da paisagem...


Para chegar não é fácil...mas é recompensador...não desista...o último 1 kg de subida íngreme e pedras soltas é um desafio...achei que não chegaria...mas quando vi um grupo de orientais na minha frente ( com média de 60 e 70 anos de idade, com seus passos lentos vencendo o desafio ) foquei, minha mente superou meu corpo cansado e lá fui eu...andava...parava...olhava aquela imensidão...pra frente ...para trás... juro, chorei... Que emoção!

Mais de 12 horas o total da caminhada...dá para fazer trajetos diferentes na ida e na volta...



Faça a ida por um caminho e a volta pelo outro,
assim conhecerá lagoas diferentes


Fizemos esse passeio em Janeiro...estava maravilhoso e a visibilidade 100%

Sem dúvida foi e acho que será o melhor passeio da minha vida.

Leve seu lanche e desfrute!






Na volta fizemos praticamente os 12 km restantes embaixo de chuva... e se me perguntar se repetiria ...1000 vezes diria sim...

 

El Chaltén também oferece outros tipos de trekking que não apenas a montanha mais disputada. São caminhadas curtas, de um dia, passeios por lagos, vales e a até geleiras.

Vou deixar para vocês aqui outra parte da viagem...

Outro passeio em El Chalten...

http://beduinasdoasfalto.blogspot.com/2018/06/primeiro-dia-em-el-chalten-morro-de-los.html



Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Mario Quintana

Espero que tenham gostado!

Boa Viagem!